PRÉ-MATRÍCULA 2024

3ª Etapa(s)

PRÉ-MATRÍCULA 2024

3ª Etapa(s)

RESULTADO

Passo a passo

Senhores pais ou responsáveis,

Aqui você vai entender o que precisa fazer para realizar uma inscrição de um candidato no sistema de pré-matrícula on-line na rede municipal de ensino de Macaé.

A inscrição da pré-matrícula on-line deverá ser realizada para candidatos que não pertencem a rede municipal de ensino de Macaé. Aqueles que já pertencem à nossa rede municipal de ensino e gostariam de realizar uma troca de unidade escolar, deverão comparecer na própria unidade escolar do aluno.

O responsável deverá ler atentamente a Portaria (clicar no botão localizado ao lado do botão passo a passo) que estebelece normas e procedimentos relativos ao ingresso e permanência de alunos nas unidades escolares da rede municipal de ensino de Macaé.

Ciente da portaria, vamos iniciar a inscrição.


1º Passo - Como Realizar a Inscrição

Clique no botão apresentado no topo deste site chamado Inscreva-se ou em um quadro verde chamado Inscrição no menu inferior da página inicial.

Preencha o formulário de inscrição com atenção:

  • Os nomes do candidato, pai, mãe e responsável devem ter no mínimo duas palavras e não podem ter caracteres especiais (`, ^, ~,ç ");
  • O preenchimento do campo CPF não é obrigatório, mas se houver o preenchimento, facilitará na identificação do aluno;
  • Caso possua e-mail, favor informá-lo, pois o sistema encaminhará informações da inscrição do candidato;
  • Confira o preenchimento de todos os campos do formulário e termo de responsabilidade, pois dados incorretos acarretam na perda de vaga, principalmente nome do candidato, data de nascimento, ano de escolaridade;
  • Caso o sistema detecte cadastro duplicado, o mesmo cancelará a primeira inscrição.

2º Passo - Como Realizar uma Alteração da Inscrição

Após a inscrição do formulário, caso o responsável detecte que há alguma informação prestada incorretamente, o mesmo poderá realizar a alteração da inscrição com o número da ficha e a data de nascimento do candidato enquanto a etapa em que foi feita a inscrição estiver aberta.

Para alteração, clique no quadro laranja chamado Consulta do lado do quadro Inscrição.


3º Passo - Como Verificar o Resultado da Inscrição

Para o acesso, clique no botão apresentado no topo deste site chamado Resultado ou em um quadro chamado Resultado no menu inferior da página inicial.

Após o fechamento da etapa, os candidatos serão alocados nas unidades escolares obedecendo aos critérios de alocação regulamentados na portaria.

Ao acessar o resultado:

  • Se o candidato foi alocado, verifique a unidade escolar e seu endereço e dirija-se à mesma para realização da matrícula com os documentos necessários (veja quais são no link Documentos);
  • Atente-se ao prazo determinado para confirmação da matrícula, pois se o responsável não comparecer à unidade escolar até o prazo informado, acarretará na perda da vaga;
  • Caso o candidato perca a vaga, o responsável deverá aguardar uma nova etapa de inscrição ser aberta;
  • Se o candidato já confirmou a matrícula na unidade escolar, este não poderá realizar uma nova inscrição de pré-matrícula;
  • Caso o candidato for não alocado, o mesmo estará automaticamente participando do cadastro de reserva, não havendo necessidade de uma nova inscrição. A Secretaria Municipal de Educação entrará em contato com o responsável assim que houver vaga disponível.

Qualquer dúvida, entre em contato com a SEMED (Secretaria Municipal de Educação).