O Laboratório de Ensino de Matemática da FeMASS é um espaço que dispõe de materiais e atividades que possibilitam ao aluno construir seu conhecimento por meio de uma aprendizagem significativa.

 

História

Desde o ano de 2016, a FeMASS oferece o curso de Licenciatura em Matemática, sendo autorizado pelo Parecer CEE nº 174 de 26/05/2015, publicado em 15/06/2015, com Reconhecimento do Curso, autorizado pelo Parecer 85/2019. Para que haja a completa integração da relação teoria-prática entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, foi criado o Laboratório de Ensino de Matemática da FeMASS contendo, também, toda a infraestrutura necessária à carga horária prática das disciplinas que compõem a matriz curricular do curso.

Num primeiro momento o LEM foi instalado no hall central do bloco A da cidade universitária que era o prédio que sediava a FUNEMAC (fundação  Educacional de Macaé) que tinha como finalidade a gestão do polo universitário com as IES associadas. 

Com  extinção da FUNEMAC em 2016 o LEM foi desmontado e o espaço antes ocupado foi substituído por departamentos da Secretaria Municipal de Educação de Macaé. O acervo ficou desmontado durante o período de pandemia e somente em 2022 foi criado o novo espaço no Bloco A com a administração da FeMASS.

 

Objetivos

FACULDADE PROFESSOR MIGUEL ÂNGELO DA SILVA SANTOS – FeMASS

Endereço: Rua Aluísio da Silva Gomes, 50 – CEP: 27930-560

Bairro: Granja dos Cavaleiros

LEM+  Laboratório de Ensino de Matemática da FeMASS

Bloco A sala 310

Horários de Atendimento:

Terças de 9h às 11h

Quartas de 14h às 16h e 50 min

Quintas de 9h às 11h, de 18 h às 19h 20 min.

Telefone pra contato (22)99838-7914

E-mail: lem.femass@gmail.com

→ Visitas  Exposição de kits e jogos. As visitas podem ser oferecidas para estudantes de licenciatura para que conheçam os diferentes materiais e sugestões de atividades existentes para a sua prática docente. Neste caso, o LEM+ será organizado com exposição de kits e oportunidade livre de utilização. Podem ser oferecidos às escolas como atividade livre de jogos e desafios. 

→ Oficinas pedagógicas docentes –  Oficinas deverão ter objetivos por temas e pode ser dirigidas por professores ou mesmo por estudantes da licenciatura treinados para o atendimento. Para esse objetivo será necessário o uso de projetor e materiais instrucionais. 

→ Oficinas educacionais para estudantes – Oficinas que atendam a um conteúdo ou uma área específica com o objetivo de reforço escolar ou apresentação de um conteúdo que os estudantes estejam desenvolvendo no cotidiano escolar. Outra possibilidade pode ser o estímulo ao conhecimento matemático para grupos menores das escolas como clubes da matemática. 

→ Clube da matemática – Criado no LEM+ um clube permanente de atividades matemáticas com participação de estudantes admiradores da área e que tenham vontade de desenvolver suas habilidades. Essa atividade pode contar com projetos de iniciação científica e/ou monitoria de estudantes de licenciatura. 

→ Visitas externas –  O LEM+ também poderá, na possibilidade de transporte, organizar um acervo mínimo de visitas em estabelecimentos escolares da cidade a partir de uma parceria com a rede municipal de ensino. 

Título / material

GALERIA