História
Desde o ano de 2016, a FeMASS oferece o curso de Licenciatura em Matemática, sendo autorizado pelo Parecer CEE nº 174 de 26/05/2015, publicado em 15/06/2015, com Reconhecimento do Curso, autorizado pelo Parecer 85/2019. Para que haja a completa integração da relação teoria-prática entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, foi criado o Laboratório de Ensino de Matemática da FeMASS contendo, também, toda a infraestrutura necessária à carga horária prática das disciplinas que compõem a matriz curricular do curso.
Num primeiro momento o LEM foi instalado no hall central do bloco A da cidade universitária que era o prédio que sediava a FUNEMAC (fundação Educacional de Macaé) que tinha como finalidade a gestão do polo universitário com as IES associadas.
Com extinção da FUNEMAC em 2016 o LEM foi desmontado e o espaço antes ocupado foi substituído por departamentos da Secretaria Municipal de Educação de Macaé. O acervo ficou desmontado durante o período de pandemia e somente em 2022 foi criado o novo espaço no Bloco A com a administração da FeMASS.
Objetivos
atuar na formação de professores de Matemática, no curso de Licenciatura da FeMASS, aplicando o uso de metodologias adequadas ao ensino de Matemática, tornando-a mais atrativa;
ser um potencial campo de estágio, pois recebe, diariamente, alunos das redes pública e privada, visando à democratização e à popularização da Matemática, pois nele se apresentam artefatos modeladores de situações matemáticas, com os quais o visitante pode interagir, ou seja, manipular e mexer;
incentivar a pesquisa e o ensino por meio de técnicas e metodologias Matemáticas;
produzir e analisar materiais, atividades, oficinas e sequências pedagógicas que possibilitem a compreensão dos conteúdos matemáticos;
criar um espaço de estudo, investigando novas formas de se ensinar Matemática;
promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão;validar o Curso de Licenciatura em Matemática da FeMASS, que foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação e autorizado pelo Parecer 85/2019, em que o laboratório é parte da estrutura física do curso.
Endereço: Rua Aluísio da Silva Gomes, 50 – CEP: 27930-560
Bairro: Granja dos Cavaleiros
LEM+ Laboratório de Ensino de Matemática da FeMASS
Bloco A sala 310
Horários de Atendimento:
Terças de 9h às 11h
Quartas de 14h às 16h e 50 min
Quintas de 9h às 11h, de 18 h às 19h 20 min.
Telefone pra contato (22)99838-7914
E-mail: lem.femass@gmail.com
→ Visitas – Exposição de kits e jogos. As visitas podem ser oferecidas para estudantes de licenciatura para que conheçam os diferentes materiais e sugestões de atividades existentes para a sua prática docente. Neste caso, o LEM+ será organizado com exposição de kits e oportunidade livre de utilização. Podem ser oferecidos às escolas como atividade livre de jogos e desafios.
→ Oficinas pedagógicas docentes – Oficinas deverão ter objetivos por temas e pode ser dirigidas por professores ou mesmo por estudantes da licenciatura treinados para o atendimento. Para esse objetivo será necessário o uso de projetor e materiais instrucionais.
→ Oficinas educacionais para estudantes – Oficinas que atendam a um conteúdo ou uma área específica com o objetivo de reforço escolar ou apresentação de um conteúdo que os estudantes estejam desenvolvendo no cotidiano escolar. Outra possibilidade pode ser o estímulo ao conhecimento matemático para grupos menores das escolas como clubes da matemática.
→ Clube da matemática – Criado no LEM+ um clube permanente de atividades matemáticas com participação de estudantes admiradores da área e que tenham vontade de desenvolver suas habilidades. Essa atividade pode contar com projetos de iniciação científica e/ou monitoria de estudantes de licenciatura.
→ Visitas externas – O LEM+ também poderá, na possibilidade de transporte, organizar um acervo mínimo de visitas em estabelecimentos escolares da cidade a partir de uma parceria com a rede municipal de ensino.
Título / material
Oficina frações equivalentes – (equivalência de frações)
Oficina adição e subtração de frações– (equivalência de frações)
Oficina de potências, áreas e volumes – (Conjunto área e potências, material dourado)
Oficinas de geometria espacial – (sólidos em acrílico e em madeira)
Identificando poliedros e corpos redondos – (caixa tátil)
Estudando estrutura de um sólido geométrico
Relação de Euler em poliedros convexos
Área e volume
Oficina de teorema de Pitágoras – (geoplano, blocos lógicos)
Pitágoras (material prof. Gildázio)
Oficina de sistema decimal – (material dourado)
Oficina de trigonometria – (triângulos retângulos em madeira e quadro trigonométrico)
Oficina de equações lineares – (balança de equilíbrio)
Sequências – (blocos lógicos, torre de hanoi)
Pitágoras e números irracionais – (blocos lógicos)
Recursividade – (torre de Hanoi)